Guerra de canudos. Já tinha ouvido falar sobre ela, mas nunca tinha pesquisado. Resolvi pesquisar sobre.
Foi tudo uma grande resenha: Antônio Conselheiro, que já foi professor e advogado, foi largado pela mulher e trocado por um sargento, e aí ele, naquela loucura toda, foi vagar pelos sertões por trinta anos. Ele achava que era um enviado por deus, que estava aqui para acabar com as diferenças sociais. Achava, também, que o mundo estava acabando, pois o estado e a igreja já estavam se separando, dizia que um governo laico era a profanação do mal. Bem, nessa resenha toda, o Antônio queria libertar o pessoal pobre da cobrança de tributos. Coincidentemente, a safadinha da princesa Isabel tinha assinado a lei áurea, em 1888, 13 de maio, pra ser mais exato (no dia do meu aniversário =B). Vale ressaltar que os escravos tinham sido libertados não por pena da princesa em vê-los apanhando e trabalhando o dia inteiro, mas por interesse da inglaterra em ganhar mercados consumidores com a explosão do capitalismo. Enfim, e como não houve uma reforma agrária após a libertação dos escravos, eles também não tinham pra onde ir, e naquela resenha toda, o Antônio contava com o apoio do pessoal todo, dos sertanejos, escravos e afins. Assim como jesus, ele era um esquerdista, ou seja, contra o governo. Antônio ficou conhecido como 'Bom Jesus', mas isso se deve à aparência de jesus, o jesus da igreja católica, claro, o com cabelo e barba grande. Bem, e assim como jesus ele foi caçado pelo governo, o que ficou conhecido como a guerra de canudos. Não foi tão fácil assim para o governo derrotar o arraial de Canudos.
Bem, o governo queria dinheiro para cumprir seus planos, e o Antônio Conselheiro queria libertar o povo da cobrança de tributos. O povo realmente acreditava que ele era um salvador e que seria capaz de libertá-los da situação de miséria, então o povo defendia o Antônio.
Conselheiro, resenheiro que era, junto com o povo, começou a incomodar os latifundiários, que por sua vez pediram ajuda ao estado para acabar com essa resenha toda. O estado teve seu exército derrotado e teve que pedir ajuda ao governo federal contra a "ordem de Fanáticos". Somente após quatro tentativas contra o "perigoso reduto de fanáticos" que o governo conseguiu vencer. Vale ressaltar que quando a notícia de que militares estavam indo acabar com o 'homem santo', milhares de pessoas foram defendê-lo. No final dessa resenha toda foram 4 expedições, contando, no total com 10 mil soldados dividos entre as quatro e 25 mil pessoas mortas no total.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário